Desaprendendo a calcular a altura de um triângulo
- Malu Paes
- 3 de dez. de 2024
- 1 min de leitura

Eu nunca lembro como se calcula a altura de um triângulo. Eu também sei que isso não parece ser um problema tão grande, mas eu calculo diversas medidas de diversos triângulos com frequência. Às vezes é para crochet, outras vezes para costura. Uma vez foi para pendurar uma prateleira. A maioria das vezes é para meu puro divertimento.
Curiosamente, é justamente porque me divirto que não sei como se calcula a altura de um triângulo.

É que a altura de um triângulo é uma linha que divide ele de um ponto a uma reta,
do topo até a base.

E a altura forma um ângulo reto com a base.

E de repente, é Pitágoras de novo.
E eu sei como calcular a altura do triângulo.
Eu não preciso lembrar como se calcula a altura de um triângulo, mas o mais importante é que eu não quero. Eu gosto de brincar com as medidas, ângulos, relações geométricas e leis da matemática.
Tem quem ache mais fácil memorizar h=√3a/2.
Pelo que lembro, isso só vale para triângulos equiláteros, porém eu não me prôpus a dar uma aula de matemática aqui - sou altamente desqualificada para isso.
Meu ponto, simplesmente, é que o mais fácil nem sempre é realmente mais fácil, e que tudo bem escolher o caminho mais trabalhoso só porque ele é mais divertido.
Vou continuar não aprendendo como se calcula a altura de um triângulo. E vou continuar tendo a alegria de reaprender toda vez, me recordando a cada linha algorítmica dos princípios por trás das minhas contas.
Poucas coisas são tão satisfatórias quanto uma equação caoticamente bem resolvida.
Comments